top of page

São Miguel das Missões

 Rio Grande do Sul

Brasil

Topo
MENU

São Miguel das Missões

Em Santa Cruz de Cabrália, Bahia, no dia 26 de abril de 1500, o frade Henrique de Coimbra celebra a primeira missa do Brasil. Curiosos, os índios se reúnem para assistir a celebração e começam a falar alto entre si, provavelmente admirados e curiosos com o que viam. O líder da tribo grita, os índios se calam e a missa é interrompida, todos olham para o cacique que faz para a sua tribo um gesto simples: ele aponta para os céus com o dedo indicador, enquanto encara os índios como que repreendendo-os. Os índios respondem com olhar de espanto seguido por um devocional silêncio. O padre compreende o que ocorrera e continua a celebração da missa, que transcorre em sacro silêncio e respeito. No dia seguinte os índios veem os portugueses se prostrarem de joelhos diante da cruz ali erguida para beijá-la; os nativos entram na fila e respeitosamente fazem o mesmo. Este curioso fato é um símbolo de algo peculiar que ocorrera na colonização latina das américas, a bem aventurada assimilação dos índios ao cristianismo.

Passados 80 anos da primeira missa na Terra de Santa Cruz, frades jesuítas e franciscanos chegam ao sul do país, onde fica o atual estado do Rio Grande do Sul, pacificam e unificam as tribos da região, as ensinam sobre Cristo e junto com mais de 50.000 índios guaranis fundam as Reduções: uma espécie de nova civilização quase utópica onde o cristianismo poderia ser plenamente vivido por homens que ainda não haviam sido corrompidos pelos vícios e paixões que dominavam a civilização europeia. O sonho dos frades virou também o sonho dos índios e as suas missões prosperaram por mais de 150 anos. O sonho, porém, fora interrompido em 1753, quando tropas portuguesas e espanholas abriram guerra contra as missões por questões diplomáticas que colocaram índios e frades em rota de colisão com os seus planos para as américas. Padres jesuítas lutaram bravamente ao lado de guerreiros guaranis antes de serem derrotados e expulsos, deixando para trás a civilização que juntos construíram e viram prosperar.

Hoje, em São Miguel das Missões, o turista pode observar as ruínas deste tempo, onde jesuítas e índios guaranis elevaram a arquitetura e a arte sacra a um novo patamar de sofisticação e beleza na tentativa da construção de um sonho divino interrompido pelas motivações mundanas de alguns poucos e poderosos homens.

Vídeo

Para você ter um gostinho do destino.

VÍDEO

Fotos

Para você contemplar o destino em seus mais belos detalhes.

FOTOS

Atenção: algumas das imagens apresentadas possuem a licença Creative Commons sob atribuição de crédito para Jefferson Bernardes - MTUR em Flickr

SELOS

Selos

Para você descobrir se o destino satisfaz as suas principais expectativas.

MOLDE.png

Viagem a dois

MOLDE.png

Viagem em família

MOLDE.png

Viagem com crianças

MOLDE.png

Viagem com amigos

bottom of page